quinta-feira, 14 de junho de 2007

Vitória do jornalismo esportivo baiano

Paolo Jabaquara

Com a queda para a 3ª divisão do campeonato brasileiro, os dois times de maior tradição na Bahia, o jornalismo esportivo baiano perdeu sua força. A dupla BaVi (Bahia e Vitória), diretamente e indiretamente, foi responsável pela demissão de funcionários nas rádios e tvs de comunicação esportiva nos anos de 2003 à 2006. Grande parte da torcida baiana, se desinteressou em acompanhar seus times. Telespectadores desistiram de ver programas esportivos de tradição, como por exemplo o Globo Esporte Bahia da Rede Bahia e o Cartão Verde da TVE-BA, que é um programa de mesa redonda com discussões de comentaristas esportivos e convidados na área do esporte baiano.
O rádio esportivo baiano, que é uma “tradição” no ramo do esporte, porém com relativos baixos índices de audiência, também ficou muito desabilitado com a queda dos 2 times.
Nomes folclóricos de jogadores como Apodi, Saci, Bida, Ávine e Badé, foram referência no campeonato brasileiro da 3ª divisão. Infelizmente, o que era pra ser uma miscigenação de esportes, o jornalismo esportivo baiano se resume apenas ao futebol.
Funcionários das empresas de comunicação de mídias esportivas como radio, tv e o jornal impresso, tiveram um aumento de cortes dos profissionais contratados para fazer a cobertura do esporte baiano. Os dois clubes que antes “selecionava” seus patrocinadores, agora corre atrás de patrocínios para cobrirem suas alta folhas de pagamento.
O Bahia teve a infelicidade de não subir para a 2ª divisão do campeonato nacional, o Vitória foi mais eficiente e conseguiu ter uma nova oportunidade de participar da competição. Pelo ritmo e o momento de ascensão que vive o Vitória, os torcedores e a imprensa baiana acredita em uma possibilidade do Vitória voltar a “elite” nacional, a 1ª divisão.
A verdade é uma só, o Vitória vai salvar o jornalismo esportivo baiano. Patrocinadores melhores virão, a torcida prestigiará o time, as placas publicitárias que ficam ao redor do campo do Boteco do João, serão substituídas pelos anúncios da cerveja nacional. Com isso, jornais são vendidos, a atenção dos telespectadores e ouvintes de radio/tv serão mais vistas, novos profissionais do ramo serão contratados ou recontratados e, concluindo, o jornalismo esportivo baiano retornará a “ativa” com mais credibilidade.

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