quarta-feira, 13 de junho de 2007

Notícias do MediaOn


Na abertura do 1º Seminário Internacional de Jornalismo Online (MediaOn), Michael Rogers, futurista do New York Times, afirmou que nos próximos anos a Internet englobará todas as mídias atuais. "Na minha opinião, o futuro passa pela tecnologia móvel", disse. O evento acontece em São Paulo e é realizado pelo Itaú Cultural e pelo Terra.
Com a popularização da tecnologia móvel, o desafio, na opinião de Rogers, será oferecer esse conteúdo ao usuário de forma compacta e que instigue o receptor a se interessar por ele.
"Hoje, o que temos ainda é a predominância do texto e da imagem. Mas isso cada vez mais será agregado a som, vídeo, em equipamentos cada vez menores e de fácil manuseio. O que hoje eu me pergunto é o que virá para substituir o laptop. Em 2012 o que estará disponível? Algo que faça tudo e caiba na minha mão", disse.
Rogers afirmou que o trabalho do jornalista, na sua essência, não deve mudar, mas que o profissional deve estar preparado para uma nova realidade. "Os jornais impressos não vão acabar, não é tão dramático assim. Os jornais vão ter de descobrir o que podem oferecer, diferente do que a Internet oferece", disse.
Rogers vê no jornalismo participativo algo que ganhará muito espaço nos próximos dez anos, ou seja, o usuário produzirá boa parte do conteúdo veiculado.
"Acredito que, nos próximos dez anos, o 'editor de comunidade' será uma pessoa chave. Essa é uma grande oportunidade para a Internet. É preciso lidar com o público de uma forma que agregue valor ao conteúdo", disse.
Américo Martins, editor-executivo para as Américas e a Europa do serviço mundial da BBC, que também participou da abertura do seminário, lembrou do atentado ao metrô de Londres, em que os vídeos e imagens feitos pelos usuários lotaram a caixa de mensagens da BBC.
"A imprensa não conseguiu entrar no local e, até hoje, as imagens que temos lá de dentro são as que foram enviadas por pessoas comuns, que fizeram as gravações por celular", disse.
Martins afirmou que, na BBC, há uma integração das redações e que o objetivo da empresa é ser líder mundial de noticiário on demand. "Nosso objetivo é utilizar a maior quantidade de plataformas possível e fazer com que as pessoas cheguem facilmente nesse material", afirmou.
Redação Terra

2 comentários:

Unknown disse...

Oba! legal este material vou juntar ao que já achei sobre o evento no meu blog, tudo bem?

Unknown disse...

use a vontade.abraço.