quinta-feira, 14 de junho de 2007

MaisMais MediaOn



Felipe GilDireto de São Paulo
O último painel do seminário MediaOn de jornalismo online, "Desafios da Mídia tradicional", realizado na manhã desta quarta-feira, reuniu os jornalistas Caio Túlio Costa, diretor presidente de Internet da Brasil Telecom, e Mário Magalhães, ombudsman do jornal Folha de S. Paulo.
Costa citou as quedas nas tiragens de jornais e na audiência dos telejornais para defender que os veículos tradicionais não conseguem mais aumentar o seu público como fizeram ao longo das últimas décadas. Para ele, o desafio da "velha mídia é entender que o jornalismo se faz numa nova plataforma e não basta transpor o conteúdo que já é feito para a nova plataforma", afirmou.
O jornalista criticou produtos que nascem na web e são semelhantes aos tradicionais. "Isso é muito pouco perto das possibilidades. A mídia tradicional deve primeiro não ter medo da canibalização e também entender que essa nova mídia é um novo jeito de produzir informação", ponderou. ( Foto Claudio Maia)
O ombudsman da Folha, Mário Magalhães, mostrou uma queda contínua nas tiragens do jornal aos domingos desde 1994. Por outro lado, o número de contatos com o ombudsman cresceu de três mil em 1991 para 13 mil em 2006. Ele elegeu quatro hipóteses para o fato: consolidação da instituição do ombudsman, mais motivos para os leitores reclamarem, leitores mais atentos e exigentes e novas tecnologias facilitando a comunicação.
Ele destacou ainda a importância dos leitores para indicar possíveis problemas no jornal, auxiliando seu trabalho. Magalhães elencou como desafio levar para a Internet os padrões do jornalismo tradicional e destacou que "a revolução depende da guinada publicitária para o novo meio".
O MediaOn é uma realização do Terra com o Itaú Cultural e apoio da CNN.com, Abracom e BBC Brasil.
Redação Terra





Nenhum comentário: